A importância da gestão financeira

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A gestão financeira não pode ser definida em apenas uma palavra, pois ela é um conjunto de ações a serem realizadas dentro de uma empresa para melhorar os resultados financeiros da mesma, além de manter os dados atualizados como que está acontecendo na realidade atual.  De modo geral, todas as ações que impactam na vida financeira de uma empresa fazem parte direta do conjunto que define o que é um controle financeiro, desde o controle de contas a pagar, fluxo de caixa, até planejamento do orçamento anual, precificação de produtos, entre outros.

Ter uma boa gestão financeira é uma parte vital para a sobrevivência de uma empresa. Deste modo, quando as finanças são mal geridas podem levar uma organização à falência. Ter controle sobre os pagamentos recebidos e fazer um planejamento para que as contas sejam pagas em dia sem deixar o caixa desfalcado, é fundamental para conseguir manter a saúde financeira de uma organização. Essa tarefa  exige muita paciência, disciplina e planejamento. Muitos empreendedores ainda têm dificuldades em conseguir fazer o gerenciamento de seus negócios de forma eficaz.

A partir do momento em que a gestão financeira começa a ser devidamente realizada, só surgirão benefícios aos empresários, já que ela irá servir de aleta para ações que não dão certo ou que não estão trazendo resultado positivo ou levando ele a um ponto quase sem volta. Quem deixa de analisar os dados da empresa mês a mês, pode cair em uma armadilha oculta, pois está tão envolvido com o dia a dia de comprar, vender, cobrar, pagar, limpar, atender, entre outros.

Como fazer o controle financeiro? É possível realizar pelo Excel ou através de softwares de gestão, onde você poderá escolher um que melhor se adapta a sua necessidade. O indicado é que você lance diariamente suas despesas e receitas para poder ter uma boa visão do financeiro da sua empresa. Fique de olho aqui no blog, pois em breve voltamos com mais.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×