A importância do fluxo de caixa para a sua gestão financeira

0
31 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 31 31 Flares ×

Sabe aquela expressão “fechar o caixa”? Ela com certeza faz parte do dia a dia de quase todo comerciante ou pequeno empresário. No entanto é nesses processos que costumamos nos perder. É neste momento que a palavra Fluxo de Caixa para gestão financeira se torna importante. Para você entender melhor, o Fluxo de Caixa é um instrumento de controle financeiro que nos permite acompanhar as movimentações financeiras de uma empresa como um todo, analisando através de entradas (receitas) e saídas (despesas) que podem ser realizadas com períodos. Muito utilizada para a administração financeira, o fluxo de caixa ajuda na tomada de decisões e desempenho financeiro através da otimização e alocação de recursos.

Ter um bom fluxo de caixa operacional ajuda no gerenciamento de gastos

Ao ter essa análise nas mãos, é possível que você identifique os gastos desnecessários dentro de um grande processo que será realizado dentro da empresa. Assim, se algum setor estiver promovendo o desperdício, você saberá e poderá tomar decisões.

Assegura a ter um maior controle financeiro

A partir de um bom controle de caixa, você irá conseguir ter um maior controle de contas da sua empresa. Ao saber quanto você está gastando e com o que, fica muito mais fácil saber o que está entrando e de onde vem todo seu dinheiro.

Garanta um Planejamento Financeiro

Com uma boa análise do histórico de fluxo de caixas passados já é possível entender as projeções que possam ajudar a empresa a se planejar financeiramente. Assim você consegue ter uma previsão de receita e da saída de dinheiro para determinado mês, podendo prever impactos causados por algum tipo de prejuízo. Com um bom controle, você consegue ter uma boa estimativa do que está ou do que precisa ser feito.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

31 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 31 31 Flares ×