O olhar econômico financeiro nas empresas

0
1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 1 1 Flares ×

Costumeiramente a análise dos resultados econômico e financeiro das empresas estiveram restritos a contabilidade e ao grupo de Diretores e Gerentes. Os demais setores operacionais costumam ter indicadores próprios de performance.

Essa separação embora comum, pode comprometer a perpetuidade da empresa no longo prazo. Um modo mais atual e eficaz de galgar melhores resultados é expandir para todos os níveis da empresa as informações financeiras.

É preciso que todos os níveis hierárquicos, tenham conhecimento da participação e impacto que o seu setor gera no fluxo financeiro da empresa.

Independente do setor em que atua, você sabe por onde entra o dinheiro da empresa? Por onde sai? O que gera mais valor? Onde estão as grandes oportunidades para otimizar os recursos?

Saber com detalhes como o dinheiro circula na empresa, pode ser o primeiro passo para escolher o foco onde serão aplicados recursos que trarão um maior retorno.

Ainda que pareça um exercício comum, a visão econômico-financeira na gestão diária apresenta grandes desafios.

É notório que parte dos gerentes das empresas não tem nenhuma relação com aspectos que envolvem o financeiro, muitos menos os gestores que estão focados na operação, que por muitas vezes são orientados apenas a controlar os indicadores técnicos/operacionais.

Para enfrentar este problema é importante que a empresa promova através da sua estrutura organizacional a abertura de suas metas com base em uma análise econômico-financeira levando em consideração seus indicadores, analisando e priorizando os pontos de melhoria de acordo com o seu impacto no resultado final (exemplo: EBITDA, LUCRO E FLUXO DE CAIXA DO ACIONISTA).

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia” 

“Deming, famoso guru da administração”

A abertura das metas deve chegar até a operação para garantir que os esforços ali feitos estejam alinhados com o resultado esperado pela empresa. Todos os envolvidos devem ser treinados para entender como e porque as metas foram estabelecidas e principalmente compreenderem que este trabalho e necessário para a perpetuidade da empresa.

Após a abertura das metas e treinamento dos envolvidos, e de suma importância que seja elaborado planos de ação que devem ser executados em uma rotina de acompanhamento dos resultados obtidos. Demonstrar valores técnicos e financeiros possibilita identificar as variações em relação ao planejamento e assim definir um modelo de correções.

E muito importante que a empresa escolha um método para gerenciar todas as informações, e assim obter o resultado esperado.

A partir do momento que toda empresa compreende a visão econômico-financeira, os esforços passam a gerar melhorias agregando valor ao negócio, e desta forma a empresa terá vida longa.

Como podemos agregar valor ao seu negócio?

KPI Consult executa o trabalho de reestruturação e acompanha a implantação dos processos em conjunto com a equipe da organização. Dessa maneira além de ganhos com qualidade a empresa diminui o custo operacional, agrega valor e aumenta a eficiência e eficácia, a organização passa a contar também com uma equipe capacitada para responder aos desafios por novos resultados. Fazemos isso por meio do aumento da sua capacidade de análise na melhoria e na inovação dos processos.

O Trabalho da KPI Consult consiste em:

  • Gestão por centro de custos;
  • Formação de preços;
  • Recuperação financeira de empresas;
  • Orçamento empresarial (Budget);
  • Avaliação de empresas;
  • Gestão de tesouraria;
  • Ponto de equilíbrio;


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 1 1 Flares ×