Como um planejamento orçamentário pode ajudar sua empresa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O orçamento da empresa integra aspectos operacionais e financeiros, servindo para fixar objetivos, políticas e estratégias, harmonizar os objetivos das partes da empresa, quantificar as atividades e suas datas de realização, melhorar a avaliação e a utilização de recursos. Ter organização e planejamento é essencial para que uma empresa cresça e tenha metas. Tomar decisões hoje é o que será sua empresa amanhã. Por conta disso que ter um bom planejamento orçamentário é ideal para ter controle total dos custos da sua empresa. A gestão, numa visão moderna, utiliza o orçamento como um sistema de planejamento e controle e não apenas de previsão de gastos e receitas.

Devemos ressaltar que o orçamento nunca deve ser encarado como uma função financeira, mas sim, como uma ferramenta gerencial bem importante, que utiliza a documentação em termos financeiros dos objetivos da empresa e do desempenho direcionando-a como um todo para atingir as metas que deseja.  Dentro disso, ter um bom planejamento orçamentário é importante, pois assim você consegue planejar as receitas, custos, despesas e investimos que sua empresa estima para os próximos meses ou anos à frente. É como fazer a contabilidade pensando no futuro, para que sua empresa possa se preparar melhor para o que está por vir.

Essa técnica não deve ser levada como chute ou adivinhação, mas sim, uma importante estratégia que busca sempre se embasar em fatos e argumentos para realizar as previsões mais precisas e exatas possíveis. Sendo assim o  planejamento estratégico pode ser feito com base no histórico dos anos anteriores, envolvendo os gestores que mais conhecem de cada departamento por meio do orçamento colaborativo ou usando para isto diversas outras técnicas.  Para ter todo esse poder em mãos é importante contar com uma equipe que saiba o que está fazendo. O orçamento da empresa integra aspectos operacionais e financeiros, servindo para fixar objetivos, políticas e estratégias, harmonizar os objetivos das partes da empresa, quantificar as atividades e suas datas de realização, melhorar a avaliação e a utilização de recursos.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×